Integrantes do Grupo de Pesquisa Tecnologia de Acesso a Dados (GPTAD) e do Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) participaram do X Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação (X EIICA), realizado na Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília) durante os dias 18 e 22 de junho de 2018, sob organização conjunta entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Nesta edição, o evento teve como tema "Informação, Conhecimento, Ação Autônoma e Big Data: Continuidade ou Revolução?", sendo que uma das palestras foi ministrada pelo membro e coordenador do GPTAD/CoDAF Prof. Dr. Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, que explanou sobre questões relacionadas ao Ciclo de Vida dos Dados, Campo Informacional e Fronteiras de Pesquisa.

Na ocasião, também foram apresentados trabalhos contendo resultados de pesquisas de integrantes do grupo, como o artigo de Fábio Moreira e Fernando de Assis Rodrigues, no qual os autores realizaram uma análise de domínio em publicações científicas da base de dados do Institute Of Eletrical And Eletronics Engineers (IEEE), que tratavam sobre o tema Coleta de Dados. Na referida pesquisa, foram aplicadas análises de citação e co-citação, identificando os representantes desta temática e a interlocução existente entre eles.

A integrante Jacquelin Teresa Camperos Reyes apresentou resultados de sua pesquisa que identifica características, temáticas e disciplinas oferecidas por programas de pós-graduação que podem conter similaridades pertinentes às necessidades do Big Data no Brasil.

Também houve a exposição da pesquisa dos integrantes Elizabete Cristina de Souza Aguiar Monteiro e Elaine Parra Affonso, que analisaram políticas de privacidade e os dados solicitados no momento da instalação de um aplicativo, explicitando potenciais implicações para a privacidade do usuário.

Todos os trabalhos apresentados no evento podem ser consultados no caderno de resumos do X EIICA, disponível através do hiperlink: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/EIICA/XEIICA

Pin It