Main menu

No dia 25 de outubro, realizou-se na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), o evento intitulado III Workshop on Data Science, que abordou questões relacionadas com o gerenciamento de dados abertos em pesquisas.

O evento teve apoio de importantes instituições como FAPESP, INPA e Red Hat, e contou com palestrantes internacionais e nacionais explanando sobre a coleta e aplicação de dados em pesquisas científicas.

O professor Mike Frame (United State Geological Survey - USGS) debateu sobre o uso de dados ambientais, biodiversidade, áreas de preservação e mudança climática. O professor Giri Palanisamy (Oak Ridge National Laboratory - ORNL) demonstrou aplicações de dados sobre medidas de radiação atmosférica coletados na cidade de Manacapuru - AM/Brasil. A professora Suzie Allard (University of Tenessee - UT) trouxe questões sobre as tecnologias utilizadas para disponibilização de dados no portal DataONE (https://www.dataone.org/). A professora Rachel Albrecht (IAG/USP) abordou a utilização de distintas fontes de dados para analisar a formação de tempestades na região de Manaus. Por fim, o professor Matt Toussant (American Chemical Society) demonstrou um histórico sobre a geração de dados na área química.

Durante o evento foram estabelecidos contatos com os demais participantes e palestrantes, onde foram divulgadas as atividades realizadas pelo CoDAF, buscando a aproximação com parceirias para delinear novos projetos com o grupo.

Adicionar comentário

Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do CoDAF e não são por ele endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.


Código de segurança
Atualizar