Indiscutivelmente, o café é um grão que tem significativa importância para o Brasil, ao ponto de se tornar cultural, impactando a economia do país. Com isto em mente, se faz relevante um acompanhamento contínuo do seu preço.

Desta forma, a Fonte de Dados intitulada “Preço do Café”, disponibilizada pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), busca reunir os preços do café, em nível nacional, para análise.

A Fonte de Dados reúne informações como o Produto/Unidade, o nível de comercialização do grão, o Estado ao qual ele pertence, e a data composta por todos os dias e meses do período composto. Por meio destes dados podem ser gerados gráficos, a fim de visualizar os dados de maneira mais dinâmica e possibilitando a comparação do variável preço com estado por região em diferentes modos de compra e, o preço do produto em questão na região de São Paulo.

Compreendendo a importância do acesso a dados, o Portal do projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) disponibiliza aos pequenos agricultores e interessados, fontes de dados que atendem a temas que podem auxiliar no desempenho da atividade agrícola, disponíveis por meio do endereço: http://codaf.tupa.unesp.br/agricultura-familiar/fontes-de-dados.

A Fonte de Dados “Preço do Café” está disponível para acesso no endereço: http://sisdep.conab.gov.br/precosiagroweb/

Para mais informações acerca da CONAB, acesse: http://www.conab.gov.br/

 

Pin It