Main menu

O 5º CEDIT aconteceu no sábado, 07 de outubro, no auditório Shunji Nishimura da Faculdade de Ciências e Engenharia - UNESP/Tupã, onde foram apresentadas três palestras que abordaram temáticas envolvidas com tecnologias informacionais, agricultura e coleta de dados.

A primeira palestra, intitulada "Agricultura 4.0 – a produção digital e o novo modelo de negócio agrícola", foi ministrada pelo prof. Fabiano Neves (JACTO e FACCAT), e teve como objetivo apresentar aspectos envolvidos no novo paradigma da agricultura,  como a automação e o meio digital, levantando questões de como serão os impactos para os grandes e os pequenos produtores no acesso e uso de dados. Link da apresentação.

O prof. Fernando Rodrigues (UNESP) apresentou a palestra intitulada "Aplicações da Teoria dos Grafos em coletas de dados", que abordou a utilização de um modelo matemático baseado na representação de dados e suas relações, demonstrando como este pode ser aplicado para sistematizar processos de coleta de dados em redes sociais. Link da apresentação.

A palestra de encerramento foi apresentada pela profa. Silvia Vieira (UNIFAI), intitulada "Semeando saberes e inspirando soluções: Dimensões informacionais interdisciplinares na Agricultura Familiar", e trouxe reflexões sobre os caminhos a serem seguidos nas relações entre instituições e organizações privadas junto ao pequenos produtor rural, no que tange o desenvolvimento de pesquisas, soluções tecnológicas e serviços extensionistas. Link da apresentação. 

 

Adicionar comentário

Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do CoDAF e não são por ele endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.


Código de segurança
Atualizar