Desde o segundo semestre de 2016, iniciou-se uma parceria entre a Escola Técnica Estadual - ETEC, Professora Marinês Teodoro de Freitas Almeida, situada no município de Novo Horizonte - SP, e a UNESP Campus de Tupã. A proposta, apresentada pelo professor Ricardo Costa Rossi, tem o intuito de articular ambas as instituições, contribuindo assim na formação integral dos alunos da ETEC, e ao mesmo tempo participando ativamente no projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar - CoDAF, da UNESP de Tupã.

O grupo de trabalho da ETEC Novo Horizonte está conformado pelo professor Ricardo Costa Rossi, junto aos alunos Vitoria Heloisa Venancio de Oliveira, Mailson Moreira Alves e Gabriel Moises de Camargo, quem cursam o programa Técnico em Informática, e, Técnico em Meio Ambiente, ambos integrados ao
ensino médio. Observou-se que esses grupos têm a possibilidade de trabalhar conjuntamente desenvolvendo estudos da área das TIC para a agricultura familiar.

O CoDAF tem como objetivo proporcionar alternativas para minimizar os fatores que dificultam o acesso à informação por parte de agricultores familiares, como por exemplo, a baixa familiaridade com as tecnologias da informação e a comunicação, e a escassez de sistemas de informação específicos para este público, tendo grupos de pesquisas focados em diversos temas de estudos, tais como ferramentas tecnológicas, desenvolvimento de competências, políticas públicas, etc.

Como resultados desta parceria, tem-se realizado pesquisas em temas dentro do âmbito da agricultura e o desenvolvimento rural, focando esforços recentes
na divulgação de resultados no IV Evento do CoDAF, que acontecerá em novembro de 2017. Segundo o professor Ricardo Costa Rossi, a parceria tem trazido benefícios no processo formativo dos alunos da ETEC, impulsionando-os no aprimoramento das suas habilidades, focando em um grupo de alto impacto como é a agricultura familiar, gerando novas vertentes de estudos para o projeto CoDAF.

Revisado por: Jacquelin Camperos Reyes