A Universidade de Brasília (UnB) está com inscrições abertas para o curso de Licenciatura em Educação do Campo.

O vestibular é destinado à população do campo, pessoas que tenham concluído o ensino médio ou estejam em fase final de conclusão e que não tenham formação em nível superior. Segundo a UnB, o objetivo do curso é formar e habilitar profissionais na educação fundamental e média que atuam como professores ou outras atividades educativas junto às populações do campo.

A inscrição só poderá ser feita pela internet e, para realizá-la, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.
As inscrições para o vestibular são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto de 2017 pelo site: http://www.cespe.unb.br/vestibular/VESTDIST_18_1_EDUCAMPO/.

As 140 vagas oferecidas pela UnB serão divididas entre o primeiro e o segundo semestres de 2018. O vestibular contará com sistema de cotas para diversas categorias: estudantes oriundos de escolas públicas, renda familiar inferior a 1,5 salários mínimos, candidatos que se autodeclararam negros, pardos ou indígenas e candidatos com deficiência.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo é feito no sistema de alternância, sendo dividido em Tempo Escola e Tempo Comunidade. Dessa forma é possível que o aluno estude sem abandonar seus territórios. Segundo a Universidade de Brasília, "Um dos objetivos da proposta pedagógica é manter os alunos no meio em que vivem, mesmo durante a graduação. Por isso, desde o primeiro semestre, os estudantes alternam o aprendizado no campo com a prática na zona rural. No chamado Tempo-Escola, há aulas por até 55 dias, com preparação do material que será utilizado na comunidade. Depois, no Tempo-Comunidade, os alunos partilham o saber com a comunidade de origem, e aplicam os conhecimentos adquiridos na UnB".

Mais informações, acesse o edital: http://www.cespe.unb.br/vestibular/VESTDIST_18_1_EDUCAMPO/arquivos/ED_1_2017_VEST_CAMPO_ABT.PDF


Fontes:
http://unb2.unb.br/aluno_de_graduacao/cursos/educacao_do_campo
http://fup.unb.br/educacao-do-campo/
http://www.cespe.unb.br/vestibular/VESTDIST_18_1_EDUCAMPO/

Pin It