Nesta fonte encontram-se conjuntos de dados sobre a produção e sobre a comercialização do vinho, dando uma noção básica sobre as uvas que são utilizadas e a quantidade de vinho produzido. Encontra-se disponibilizada no website da Vitibrasil, uma organização vinculada à Embrapa, que busca informar sobre a produção de uva no estado do Rio Grande do Sul e disponibiliza indicadores sobre a importação e exportação de vinhos e derivados.

Informações sobre a origem dos dados

O caminho de navegação para chegar até a fonte de dados é composto pelos seguintes passos: acessar a página inicial do website da Vitibrasil, no menu principal da página inicial encontram-se abas para as consultas de produção, processamento, comercialização, importação, exportação e publicações. A aba utilizada nessa pesquisa foi referente a fonte de dados sobre produção.

Informações sobre o conjunto de dados

O conjunto de dados presente nesta fonte encontra-se acessível na própria página HTML e está estruturado na forma tabela, tendo os seguintes atributos.

  • PRODUTO: Refere-se ao nome do produto derivado da uva.
  • QUANTIDADE(L):Refere-se ao volume total em litros produzido para cada um dos derivados da uva.

Exemplo de visualização dos dados

Foi gerado um gráfico para demonstrar um exemplo de utilização dos dados disponibilizados nesta fonte. O gráfico ilustra o volume de produção (em litros) de derivados da Uva e apresenta sua representatividade comparado ao volume total produzido.

Autor: Kauê da Silva Rodrigues

Pin It