O projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar – CoDAF – terminou o mês de maio com resultados significativos. Durante o mês, foram publicados vinte e cinto (25) notícias no portal CoDAF, trazendo informações sobre a Agricultura Familiar e atividades desenvolvidas pelo projeto, resultando em um aumento de 84% dos acessos ao portal do projeto em comparação ao mês de Abril.

Em relação às notícias algumas conquistaram especial atenção em redes sociais como o Facebook, tais como: “Membros do Projeto CoDAF visitam a Agrishow”, “Palestra sobre Competências Digitais no ambiente rural é realizada por membros do CoDAF”,“Dilma diz que Plano Nacional de Defesa Agropecuária beneficia produção familiar” e “Aplicativo é criado para calcular impacto ambiental da produção de gado leiteiro”.

Uma meta importante do portal no mês de maio foi a manutenção da periodicidade das publicações, com o objetivo de publicar pelo menos uma por dia da semana sendo atingido e mantido durante todo o mês, o que pode ter contribuido para o aumento no número de acessos ao portal.

Atividades relevantes realizadas pelo projeto também merecem destaque como a presença de membros do projeto, na 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, para acompanhar as novas tecnologias e tendências que podem contribuir para a Agricultura Familiar.

Vale lembrar, ainda, a importância de ações de divulgação de informações sobre a Agricultura Familiar e sobre projetos de extensão tais como a palestra sobre Competências Digitais no ambiente rural realizada nos períodos diurno e noturno e que contou com a participação, inclusive, de alunos do curso de administração. Ministradas  pelas integrantes do projeto CoDAF, Mestranda Silvia Cristina Vieira e pela Doutora Kássia Watanabe, foram abordados temas relacionados a composição das principais dimensões da atuação da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão, descrevendo como estes pilares que compõem a universidade precisam ser devidamente diferenciados. Apresentaram, com maior nível de detalhes, a importância e as especificidades da dimensão extensão, descrevendo as características, objetivos e resultados alcançados por projetos como o CoDAF.

Fica agora a expectativa das novidades que estão por vir para o mês de junho, e espera-se que mantenha esta mesma tendencia de busca por novos caminhos e de novas conquistas. Venha você também fazer parte deste projeto e descubra as necessidades e potencialidades da Agricultura Familiar e ajude a alavancar o uso das Tecnologias Digitais neste setor.

Pedro Henrique Santos Bisi