Main menu

Um agricultor de Santa Maria D’Oeste/PR financiou um sistema fotovoltaico para produzir energia limpa, a energia solar, que irá abastecer a casa da família, o estábulo e câmara de resfriamento.

O sistema foi financiado por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) utilizando a linha Mais Alimentos. O investimento teve um valor alto, mas calcula-se que em 12 anos todo o investimento será recuperado, tendo em vista que na propriedade de 14 hectares do agricultor o valor gasto com energia é de aproximadamente R$400,00 e o financiamento realizado para instalação do sistema fotovoltaico foi de 23 mil reais que será pago em seis anos.

O funcionamento de um sistema fotovoltaico é bem simples, o raio solar incide nos painéis fotovoltaicos que por sua vez produzem eletricidade, porém a energia gerada por esses painéis é diferente da energia fornecida pela concessionária, é necessário instalar um equipamento chamado de inversor, que converte a energia dos painéis para abastecer a casa com 127V ou 220V, dependendo do equipamento utilizado. Então com apenas com os painéis fotovoltaicos e com o inversor já é possível abastecer uma residência, porém todos os equipamentos devem ser dimensionados para suprir o consumo de energia da propriedade. Além de suprir o consumo da propriedade, a energia ainda pode ser armazenada em baterias, porém o custo do investimento é quase dobrado com opta-se por armazenar a energia.

Fonte: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/pronaf-financia-sistema-de-energia-solar

Revisado por Silvia Cristina 

 

Adicionar comentário

Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do CoDAF e não são por ele endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.


Código de segurança
Atualizar