O dia do trabalhador rural foi instituído pela Lei nº 4.338 de 1964. Esta data foi escolhida por coincidir com o dia da morte do deputado federal Fernando Ferrari, reconhecido por sua dedicação as questões sociais relacionadas ao trabalhador rural. É considerado trabalho rural a atividade econômica que ocorre em meio agrícola, pecuário, de corte de madeira ou reflorestamento, e trabalhador rural toda pessoa que exerce serviços no campo regularmente.

No Brasil, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, existem 12 milhões de trabalhadores rurais, sendo que, deste total, 40% são analfabetos. De acordo com outra pesquisa, realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 64% dos trabalhadores rurais assalariados estão em situação de informalidade.

Este dia foi criado para que governo e sociedade reflitam sobre estes dados na busca por políticas públicas que possam contribuir na melhoria das condições de vida dos trabalhadores rurais. O Projeto de Extensão Competência Digitais para a Agricultura Familiar (CoDAF) parabeniza todos os Trabalhadores Rurais pelo seu dia, e deseja condições de trabalho e de vida condizentes com a importância de sua participação em nossa sociedade.

Veja mais em: Lei 4.338 de 1964

Felipe Fontanari