O programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), é um projeto estadual em que o governo compra os alimentos dos agricultores familiares, e utiliza para o preparo de refeições em hospitais, presídios, escolas estaduais, universidades, entre outros. Sua efetivação foi consolidada em 2012, e até agora o programa já beneficiou 800 famílias, registrando dois mil e cem contratados e um total de seis milhões de reais movimentados.

Para conseguir um contrato do programa, o agricultor familiar tem que ser qualificado pela Declaração de Conformidade ao PPAIS (Dconp), que é emitida pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), o credenciamento para o programa ocorre mediante chamada pública.

Este programa é uma boa oportunidade para os agricultores familiares lucrarem um pouco mais, devido o fato do governo pagar um preço mais alto pelo produto, e também pela exclusão de intermediários no processo, além disto o pagamento é facilitado por ser depositado diretamente na conta corrente do produtor.

Veja mais em: http://cooperativismo.org.br/Noticias/29550,Programa-Paulista-da-Agricultura-de-Interesse-Social-movimenta-R$-6-milhoes

Felipe Fontanari