A estudante de 23 anos Mariana Vasconcelos criou uma plataforma, o Agrosmart, onde o uso da água pode ser reduzido em até 60%. A plataforma venceu vários finalistas do concurso promovido pela faculdade Fiap, Call to Innovation.

Segundo a estudante com os dados coletados “Todos os dias informamos quanto o produtor deve irrigar e quando irrigar. Mostramos dados meteorológicos restritos e conseguimos fazer previsão de doenças e pragas.”

A estudante comenta que outro objetivo é a redução de custo “Reduzimos também os gastos na irrigação. Quando ligam um pivô sem necessidade ou alimentam uma bomba usam energia desnecessariamente. Muitos agricultores irrigam mais do que o necessário e acabam tirando nutrientes das plantas e perdendo água para o ambiente. Nós aumentamos a produtividade quando entregamos exatamente o que a planta precisa.” A plataforma atende desde agricultores familiares até latifundiários.

Pedro Henrique Santos Bisi