Main menu

O Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia (CEDIT) é organizado pelo Grupo de Pesquisa Tecnologias de Acesso a Dados (GPTAD) em conjunto com o Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF).

O evento é realizado na Faculdade de Ciências e Engenharia (UNESP/Tupã), e tem como objetivo proporcionar debates e reflexões a partir de seminários apresentados por professores e pós-graduandos, abordando, de forma interdisciplinar, problemas e temáticas correlatas às áreas de Administração, Engenharia de Biossistemas, Ciência da Informação, Agricultura e Tecnologia da Informação.

Em sua 6º edição, contou com as seguintes apresentações:

"O uso de dados para mapeamento de relacionamentos na agricultura: uma aplicação de análise de redes sociais (SNA), ministrada pelo Prof. Ms. Wilcer André Marcório (ETEC/Tupã), que demonstrou os resultados da aplicação de um método para estudar a confiança nas relações entre produtores de cacau em uma região no estado da Bahia, ilustrando a frequência destas relações de forma visual, no formato de redes elaboradas com o uso do software UCINET e sua ferramenta NetDraw.

O Prof. Dr. Fernando Mendonça Heck (IFSP/Tupã) ministrou a palestra "Trabalho e saúde no setor de frigoríficos", na qual expoe resultados obtidos a partir do uso de dados obtidos no portal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), destacando os principais tipos de lesão enfrentadas por trabalhadores que estão inseridos nas práticas operacionais de corte de frangos e suínos, e ressaltou a importância destas informações para formulação de políticas públicas no setor.

O último seminário desta edição foi ministrado pela Profa. Dra. Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani, intitulada como "O dilema do pingado", na qual a pesquisadora apresentou resultados de um artigo publicado que trata sobre questões de qualidade nos produtos café e leite, e associa o papel das agências privadas e públicas de regulamentação e certificação no controle da qualidade destes produtos no Brasil.

Todas as apresentações foram gravadas e encontram-se publicadas no canal do Projeto CoDAF no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCF2jNgwEx1jJFvHOOXvGnqw), a fim de aumentar a visibilidade e a disseminação do conhecimento compartilhado durante as atividades.

Adicionar comentário

Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do CoDAF e não são por ele endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.


Código de segurança
Atualizar