O Instituto de Economia Agrícola –IEA é um componente da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios –APTA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O IEA foi umas das primeiras instituições a abordar estudos sobre economia agrícola no Brasil, realizando pesquisas e análises, e divulgando conhecimento e informação da agricultura para sociedade.

O IEA faz o estudo estatísticos de preços, área de produção, mercados florestais, salários, entre outros, sendo realizado em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), constituídas em fontes para gestão pública e privada. A coleta dos dados estatísticos podem contribuir com instituições, atacadistas, varejistas e produtores.

Informações sobre a Origem dos Dados

O IEA disponibiliza uma base de dados contendo dados sobre agricultura.

Portal

INSTITUTO DE ECONOMIA AGRICOLA – SP

Banco de Dados

Os dados disponíveis no portal utilizados para o desenvolvimento das visualizações foram

Título: “Preços médios mensais recebidos pelos Agricultores”

Fonte: http://ciagri.iea.sp.gov.br/nia1/precos_medios.aspx?cod_sis=2

Parâmetros:

• Produto: Laranja para mesa

• Período: JAN/2011 a JAN/2016

Após realizada a consulta, os dados podem ser baixados em um arquivo no formato CSV (separado por vírgulas), que pode ser manipulado por softwares de planilha eletrônica, como Microsoft Excel ou LibreOffice Calc.

Informações sobre os dados

Os dados referentes à consulta “Preços Médios Mensais Recebidos pelos agricultores” possui os seguintes atributos:

Produto

Refere-se ao tipo de cultura dos Preços Médios Mensais Recebidos pelos Agricultores.

Mês

Refere-se ao período mensal pesquisado, para fazer a análise da variação dentro deste período.

Ano

Refere-se ao período anual pesquisado, para fazer a análise da variação dentro deste período.

Moeda

Refere-se a moeda estudada em relação aos preços.

Preço

Refere-se aos preços tido dentro dos meses.

Unidade

Refere-se a unidade de peso do produto (kg, pe, caixa, t, dentre outros).

Visualização dos dados

Para demonstrar possíveis visualizações geradas a partir da análise dos dados da consulta “Preços Médios Mensais Recebidos pelos Agricultores”, foi gerada a seguinte visualização:

Gráfico 1 - representa os preços das laranjas para mesa com peso medido em caixa de 40,8 kg, sendo no eixo vertical (preço) analisado a variação dos preços médios mensais recebidos pelos agricultores, e no eixo horizontal o período de Jan/2011 à Jan/2016.

grafico01laranka

Demais autores: Thais F. Modeneis