Main menu

O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos gropecuários, dentre eles estão o milho, arroz em casa, feijão, entre outros comuns na mesa dos brasileiros.

Nesta fonte estão disponibilizados dados sobre Oferta e Demanda de produtos agropecuários, coletados por meio do site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão responsável pela gestão das políticas públicas de estimulo a agropecuária, fomento do agronegócio, e regulação e normatização de serviços vinculados ao setor.

Informações sobre a origem dos dados

O MAPA possui empresas públicas que atuam sob ingerência, sendo uma delas a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que está presente em todas as regiões do país. A CONAB acompanha a trajetória da produção agrícola desde o planejamento do plantio até a mesa do consumidor, gerando dados e disponibilizando-os na Web.

No site do MAPA é possível coletar dados gerados pela CONAB, por meio de um serviço de consulta que disponibiliza estatísticas sobre agroenergia, anuários, balanço de oferta e demanda internacional e nacional, crédito rural, culturas, pecuária, estoques, índices agrícolas, preços mínimos e seguro rural.

Nome da fonte: Estatísticas
Instituição mantenedora: MAPA/CONAB
Endereço para acesso à fonte: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/estatisticas

As consultas utilizadas para o desenvolvimento das visualizações aqui apresentadas são:

Na barra de pesquisa foi selecionado “CULTURAS”, em seguida, “Brasil: Balanço de oferta e demanda – produtos selecionados”.

Informação sobre os dados
Nas opções de consultas disponibilizadas no site do MAPA, pode ser realizado o download dos arquivos contendo as bases de dados no formato “Microsoft Excel (XLS)”, podendo também ser trabalhado no “Libre Office Calc (ODS)”.

Abaixo são descritos os atributos de dados presentes na base consultada e que serviram para o desenvolvimento das visualizações apresentadas a seguir.

CULTURA:

refere-se ao tipo de produto comercializado pelo produtor;
SAFRA: apresenta a produção agrícola de um determinado período;
PRODUÇÃO: refere-se à quantidade total produzida anualmente;

IMPORTAÇÃO:

traz o mercado nacional em pauta, demonstrando a quantidade importada do determinado produto;
EXPORTAÇÃO: demonstra em mil toneladas os produtos comercializados para fora do país;
ESTOQUE INICIAL: refere-se à quantidade totalizada no início da safra;
ESTOQUE FINAL:  refere-se à quantidade totalizada no final da safra;
CONSUMO: Traz em mil toneladas a quantidade disponibilizada para o consumo;
SUPRIMENTO: Representa a quantidade de suprimento utilizado no processamento da cultura;

Visualização dos dados

Para demonstrar possíveis visualizações geradas a partir da análise dos dados disponibilizados pelo site do MAPA, foram desenvolvidas algumas visualizações que permitem observar, para uma série histórica (safra), o valor referente a produção, importação e exportação de determinados produtos, como milho, arroz em casca e feijão.

O gráfico 1.1 representa a produção, importação e exportação de milho nas safras de 1997 até 2006 (valores em mil toneladas).

grafico1

O gráfico 1.2 representa a produção, importação e exportação de arroz em casca e feijão, nas safras de 1997 até 2006 (valores em mil toneladas).

grafico2