Main menu

O artigo de periódico intitulado "Análise de dados sobre produção de leite: uma perspectiva da Ciência da Informação", dos autores Prof. Dr. Ricardo César Gonçalves Sant’Ana e Prof. Dr. Alfredo Bonini Neto disponbilizou conjuntos de dados e gráficos sobre cidades que possuem animais em ordenha para a produção de leite. Eles também identificaram quais são as cidades que atuam como centros produtores deste segmento no estado de São Paulo e as outras cidades produtoras que dependem destes centros produtores. Eles consideraram que as cidades que prozudem leite em um raio de 40 quilometros de um centro produtor, podem ser consideradas cidades produtoras dependentes deste centros.

Para os autores, disponbilizar conjuntos de dados e visualização de dados sobre cidades produtoras de leite e cidades que atuam como centros produtores, podem auxiliar e fornecer um complemento nas estratégias para a melhoria destas propriedades, com o intuito de ampliar a competitividade deste mercado e dar condições necessárias para o pequeno produtor tomar decisões importantes para o seu negócio.

Informações sobre a Origem dos Dados

Nome do Periódico

Informação e Tecnologia

Título

Análise de dados sobre produção de leite: uma perspectiva da Ciência da Informação

Autores

Ricardo César Gonçalves Sant’Ana e Alfredo Bonini Neto

Data de Publicação

jan/jun de 2014

Endereço para Acesso

http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/itec/article/view/19493/10863

Volume 1
Número 1

Informações sobre os Dados

Os conjuntos de dados estão disponbilizados em formato similar aos exibidos nas planilhas eletrônicas geradas por aplicativos como o Microsoft Excel e o LibreOffice Calc. São disponbilizados em tabelas, em que cada coluna representa um tipo de dado e cada linha um registro. No caso, cada linha representa uma cidade produtora de leite e cada coluna representa um tipo de informação sobre a cidade.

Os dados sobre a produção de leite podem ser baixados no formato CSV neste hiperlink.

O Quadro 1 apresenta as informações sobre quais colunas foram identificadas neste conjunto de dados. A primeira coluna (Coluna) exibe as colunas que estão disponíveis e a segunda coluna (Descrição) uma breve descrição do conteúdo destas colunas.

Quadro 1 - Informações sobre as colunas

Coluna

Descrição

codigo

Representa o código da cidade no formato do IBGE. Cada município possui um código único, ou seja, não há duas cidades com o mesmo código.

dist_centro

Representa a distância em quilometros entre a cidade e o centro de produção mais próximo.

nome

O nome da Cidade

longitude

Apresenta a longitude da cidade. Longitude e latitude são os dois valores que compõem a coordenada geográfica da cidade: qual a localização da cidade na Terra.

latitude

Apresenta a latitude da cidade. Longitude e latitude são os dois valores que compõem a coordenada geográfica da cidade: qual a localização da cidade na Terra.

peso

Apresenta o número total de animais em ordenha na cidade.

dist_cap

Representa a distância em quilometros entre a cidade e a capital do estado.

id_centro

Identificador único da cidade foi identificada como centro produtor. Com este valor, você pode procurar nesta mesma tabela qual é a cidade que faz papel de centro produtor e que esta cidade está vinculada.

id_cidade

Identificador único de cada cidade.

Visualização dos Dados

Os dados destas tabelas podem ser visualizados na forma de mapas. No caso, como se tratam apenas de cidades do estado de São Paulo, o mapa apresenta apenas este estado.

Mapa 1: Cidades com produção de leite no estado de São Paulo.

saopaulo
O primeiro mapa (Mapa 1) exibe a localização das cidades que produzem leite no estado de Sâo Paulo. Cada circulo azul representa uma cidade produtora de leite e foram inseridas no mapa com o auxílio das coordenadas geográficas destas cidades.

Mapa 2: Centros de produção de leite ligados com outros rebanhos em um raio de até 40km.

figuraestado

O Mapa 2 apresenta os centros produtoreres de leite e as cidades produtoras de leite ligadas a estes centros em um raio de 40 quilometros. Os centros produtores são representados por círculos pretos e as cidades produtoras de leite ao redor dos centros representadas por circulos verdes. As cidades que produzem leite mas não são centros produtores estão ligadas aos centros produtores por linhas pretas. As cidades que produzem leite mas não possuem centros produtores em um raio de 40 quilometros estão representadas por circulos vermelhos.