Main menu

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) é um grupo de pesquisa registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o qual faz parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agronomia “Luiz Queiroz” (Esalq), a mesma é uma unidade da Universidade de São Paulo (USP) inserida em Piracicaba.

O enfoque principal das atividades do Cepea, é voltado ao setor rural, mas também há relações com outros setores que cooperam com o agronegócio. O Cepea tem por finalidade desenvolver pesquisas aplicadas a vertente econômico-administrativa, divulgando os resultados que geram.

Informações sobre a origem dos dados

Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea): O grupo é composto por professores da Esalq/USP, pesquisadores (doutores e mestres), que possuem de conhecimento a com relação a agronomia, economia, administração e contabilidade; profissionais das áreas de comunicação, tecnologia da informação, administração; conta com a participação de estagiários de graduação da Esalq/USP, e de outras universidades/ instituições brasileiras e do exterior.

O Cepea possui caráter público, realiza pesquisas sobre a dinâmica de cadeias produtivas, concomitantemente com o funcionamento integrado do agronegócio, políticas comerciais externas e influência de novas tecnologias. O Cepea faz o cálculo contínuo do produto interno bruto (PIB) das cadeias produtivas do agronegócio nacional, levantando também dados de exportação do setor.

Nome da Fonte: Preços Agropecuários 

Instituição mantenedora: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)

Endereço para acesso à fonte: http://www.cepea.esalq.usp.br/br

Para iniciar a pesquisa o usuário deverá digitar na página de busca (a sua escolha) a palavra “Cepea”. A partir dos resultados deve localizar a indicação do site do Cepea. Ao abrir a página inicial do site, logo acima na página, deve-se clicar em “Preços Agropecuários”, dentro deste item terá subseções de produtos. A pesquisa da pesquisa realizada selecionou o produto "Café". Em seguida, será aberta outra janela e em seu lado direito terá a seção "Série de Preços", para realizar a consulta deve-se clicar em “Consulta ao Banco de Dados”, após, será direcionado à página de consulta ao banco de dados.

No lado esquerda da página "Consultas ao Banco de Dados do Site" apresentará uma tabela nomeada como “Produto” (selecione o produto de preferência), e no lado direito da página deve-se preencher a Periodicidade da Consulta realizada, esta poderá ser: “diário”, “semanal”, “mensal” ou “anual”. Logo a baixo deve-se indicar o Período, é necessário colocar o intervalo de tempo que gostaria de obter informações, caso o produto tenha tipos diferentes (como no caso do café Conilon e Arábica), escolha o tipo de café irá girar um gráfico, após isso, clicar em Gerar Excel e logo em baixo terá a opção de fazer o Download, ao clicar na opção de download poderá abrir o arquivo em “xls”.

Informações sobre os dados

Os arquivos referente aos dados podem ser baixados no formato “(XLS)”, e aberto pelo Microsoft Office Excel ou LibreOffice Calc.

A planilha do Excel que será disponibilizada terá um título que descreverá o assunto relativo às informações, e a notas explicativas detalhando o quilo da saca, tipo, etc.

A tabela de dados terá três colunas, a primeira contém as datas,  a segunda o valor à vista R$ e a terceira é relativa ao valor à vista em dólar (US$),  os registros terão todos os valores correspondentes as respectivas datas.

Visualização dos dados

Para apresentar possibilidades de utilização e análise dos dados disponibilizados na fonte descrita, foram elaboradas visualizações que podem permitir ao pesquisador um melhor entendimento das informações obtidas.

Autores: AMANDA FRANÇA CASTELLI*; BRUNO POLACHINI VENTUROSO DE SOUZA*; LETÍCIA FLÁVIA RUELA PARRA*; NATALY ASSIS AMANTINO DA SILVA*; THAIS FERNANDES MODENEIS*; VIVIANE PERRONI*.

* Alunos do curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho"