Main menu

A fonte analisada refere-se ao preço semanal do etanol hidratado (independentemente de sua destinação), em um período de tempo específico no estado de São Paulo. O conjunto de dados foi obtido por meio de uma consulta junto ao site do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), e possui dados referentes ao período de novembro de 2002 a junho de 2017 (a consulta foi realizada no dia 04 de julho de 2017).

Para a construção do conjunto de dados a CEPEA realizou pesquisas junto às usinas produtoras, aos distribuidores e aos intermediários de vendas de etanol no estado de São Paulo.

Informações sobre a origem dos dados

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) faz parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP), é um grupo formado por professores, pesquisadores e estagiários de graduação da Esalq e da USP.

CEPEA é uma entidade pública, que atua principalmente em assuntos ligados ao meio rural, desenvolve pesquisas por meio do uso de produtos que fazem parte do agronegócio e as publica de forma gratuita. Seu objetivo é divulgar pesquisas e trabalhos que sejam úteis à sociedade e aos seus colaboradores.

Nome da Fonte: INDICADOR SEMANAL DO ETANOL HIDRATADO COMBUSTÍVEL CEPEA/ESALQ - SÃO PAULO

Instituição mantenedora:  CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada)

Endereço para acesso à fonte: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/indicador/etanol.aspx

Para acessar a fonte de dado, acesse o link http://www.cepea.esalq.usp.br/br,  clique em "Etanol", acesse "Série de preços", encontrado na lateral da tabela do "INDICADOR SEMANAL DO ETANOL HIDRATADO COMBUSTÍVEL CEPEA/ESALQ - SÃO PAULO".

Informações sobre os dados

Os arquivos que contém os dados podem ser baixados no formato “(XLS)”, e abertos pelo Microsoft Office Excel ou LibreOffice Calc.

Na primeira coluna da fonte de dados estão as datas que foram coletados os preços do etanol hidratado, a segunda coluna contém o preço por litro do etanol hidratado em reais, e a terceira coluna relaciona o preço por litro do etanol hidratado em dólares.

Visualização dos dados

Para apresentar as possibilidades de utilização e análise dos dados disponibilizados na fonte descrita, foram elaboradas visualizações que podem permitir ao pesquisador um melhor entendimento das informações obtidas.

Comparação do preço em Real e Dolar.

Fonte: autores.

Autores: Fábio Mamoru Kawasaki*; Fernando Henrique de Noronha*; Max Yohji Watanabe*; Rafael Shoiti Costa Inoue*.

* Alunos do curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho".