O café tem um histórico no Brasil, visto que desde décadas atrás o mesmo apresenta um impacto na economia do pais, sendo adorado por seus consumidores a ponto de se tornar cultural a ingestão do produto. Pelo devido motivo, as indústrias tornam esse produto competitivo a ponto de ser necessário o controle/análise do seu preço de acordo com inúmeras variáveis.

Informações sobre a origem dos dados

A CONAB é uma empresa pública que abrange todo o país, contribuindo para as políticas públicas relacionadas ao abastecimento alimentar do território brasileiro, estando presente em todos os processos anteriores ao cultivo até a chegada do produto na mesa dos consumidores. As informações disponíveis encontram-se na web.

Nome da Fonte: Preço do café
Endereço para acesso à fonte: http://sisdep.conab.gov.br/precosiagroweb/

O processo para se entrar na base de dados descrita é: Acesso ao site da “CONAB”, acesso aos “preços agropecuários”, podendo assim consultar o preço.

Informações sobre os dados

Os arquivos contendo os dados podem ser baixados no formato “(XLS)”, e pode ser aberto pelo Microsoft Office Excel ou LibreOffice Calc. Assim como, também
podem ser recuperadas em pdf caso necessário.
A planilha é composta por:

Produto/Unidade – Descrição das variações de café para visualização mais detalhada.

Nível de comercialização – A forma em como é comercializada.

U.F – Os estados que o país compõe.

Data – Todos os dias e meses que o período pedido compõe.

Visualização dos dados

Os dados foram moldados graficamente para melhor visualização das informações necessárias, sendo possível analisar de maneira mais dinâmica as curvas do gráfico que indicam declínio ou elevação referente a cada caso.
Podendo-se comprara variáveis preço com estado por região em diferentes modos de compra e, o preço do produto em questão na região de São Paulo.

Autores: Fernando Barbosa Ubiali*; Larissa Kiill Gasparoto*; Mariana Ayumi Amano*; Pedro Oliveira Marques*; Rodrigo Coltro Belzer*; Elias Takeshi Tanaka*.

* Alunos do curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho".