Main menu

Nesta fonte estão disponibilizados conceitos sobre a safra da cana-de-açúcar industrial disponibilizadas pela CONAB, esta sendo descrito dados sobre series históricas de área plantada, produtividade e produção relacionados as safras de 2005/06 a 2015/16.

Informações sobre a origem dos dados

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) é uma autarquia do governo federal, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a mesma foi criada através do Decreto Presidencial e autorizada pela Lei no8.029, de 12 de abril de 1990, porem suas atividades tiveram inicio em janeiro de 1991.

A Conab é a responsável por gerir a politicas publicas agrícola e abastecimento, visando garantir as necessidades básicas da sociedade, estimulando e garantindo os mecanismos de mercado, a Conab atua em todo território nacional e tem como instrumentos básicos politicas para garantia de preços mínimos, premio para escoamento de produtos, contrato de opção, vendas em balcão, programa destinadas aos pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte.

Nome da Fonte:Séries Históricas de Área Plantada, Produtividade e Produção, Relativas às Safras, 2005/06 a 2016/17 de Cana-de-Açúcar

Instituição mantenedora: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Endereço para acesso à fonte:http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1252&t=2&Pagina_objcmsconteudos=2#A_objcmsconteudos

Informações sobre os dados

A serie histórica foi encontrada no formato .xls(planilha eletrônica),  e pode ser aberto pelo Microsoft Office Excel ou LibreOffice Calc.

Na mesma é possível localizar as seguintes informações nas colunas, conte as regiões das unidades federativa do Brasil e o período que corresponde a cada safra, já nas linhas são especificada as regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e total do Brasil, isso nas linhas da primeira coluna, nas demais linhas são encontradas informações referente a cada safra, essa informações na primeira planilha é descrita na for de mil toneladas, na segunda em mil litros e nas demais em percentual.

Visualização dos dados

Será descrito abaixo através dos gráficos series históricas da produção de açúcar, do etanol e de ATR (açúcar total recuperável):

Autores: Christian P. Zulian*; Jose A. Zaine*; Lucas R. R. de Farias*; Marcela F. Pires*; Mariana C. S. Silva*; Paulo Jose da S. Junior*.

* Alunos do curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho".