Main menu

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP), localizada em Piracicaba. É um grupo de pesquisas registrado no CNPq  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O Cepea despende natural ênfase aos temas ligados ao meio rural, mas sem excluir outros setores econômicos com ligações diretas ou indiretas com o  gronegócio. Suas atividades consistem no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, na realização de trabalhos inéditos com teor econômico-administrativo e na divulgação ampla dos resultados que obtêm. Ao envolver dezenas de alunos de graduação e pós-graduação, desempenha também o papel de contribuir para a formação desses profissionais.

Informações sobre a origem dos dados

O Cepea foi oficialmente criado em 1982 como forma de o Departamento de Economia, Administração e Sociologia Rural da Esalq/USP estabelecer canais mais eficientes para receber as demandas da sociedade e atendê-las por meio de um sistema organizado de prestação de serviços a entidades públicas e privadas.
Nome da fonte escolhida: Conjunto de dados sobre o indicador de ovos CEPEA – Produto Posto

Instituição mantenedora: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)

Endereço eletrônico para acesso à fonte: http://www.cepea.esalq.usp.br/br/indicador/ovos.aspx

O processo de navegação para acesso à base de dados descrita é: Acesso ao site “CEPEA”, acesso ao menu “ovos”, ao submenu “série de preços”.

Informações sobre os dados

Os arquivos contendo os dados podem ser baixados no formato “(XLS)” e pode ser aberto pelo Microsoft Office Excel.

Abaixo são descritos os atributos que compõem a estrutura do conjunto de dados utilizado para gerar a visualização apresentada a seguir:
Data - Período estipulado pelo registro dos dados (semanal);
Região - Grande BH (MG), Grande SP (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Média semanal de preços de ovos comerciais.

* Nota: preços de ovos comerciais; caixa com 30 dúzias; à vista, média semanal (CEPEA, 2017).

Visualização dos dados

Para apresentar possibilidades de utilização e análise dos dados disponibilizados na fonte descrita, foram elaboradas visualizações que podem permitir ao pesquisador um melhor entendimento das informações obtidas.

Gráfico 2: Representa a média semanal do preço do ovo em São Paulo (SP).

Fonte: Autores.

Gráfico 4: Representa a comparação da média semanal do preço do ovo dos três
estados: MG, SP e RJ.

Fonte: Autores.

Autores: Allan Sene*; Isabela Gomes Ferreira Pedroso*; Jair de Arruda Campos*; Paula Rodrigues Gaspar* e Sofia Souza Guidolin*.

* Alunos do curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho".