Main menu

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e foi criada pelo Decreto Presidencial, autorizada pela Lei nº 8.029 de 12 de abril de 1990. A CONAB inciou suas atividades em 1º de Janeiro de 1991, e é resultado de uma fusão de três organizações estatais: COBAL (Companhia brasileira de Alimentos), CFP (Companhia de Financiamento da produção) e CIBRAZEM (Companhia Brasileira de armazenamento).

A CONAB tem como objetivo realizar o levantamento de dados sobre séries históricas de preços, dados sobre o custos da produção da agropecuária, a previsão de plantios e colheita de grãos, volume e localização de estoques públicos e privados. A Companhia está presente em todas as regiões brasileiras, fornecendo dados sobre diversos tipos de culturas em diversos municípios do país. Seu objetivo é fornecer dados a respeito de diferentes tipos de mercados agrícolas, proporcionando ao produtor rural previsões para atender a demanda dos consumidores.

Informações sobre a origem dos dados

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) é uma empresa pública de âmbito nacional, que fornece dados sobre diversos tipos de produtos agrícolas, podendo ajudar nos processos de planejamento da produção.

A companhia realiza estudos estatísticos para disponibilizar dados sobre preços, custo de produção agropecuária, expectativa de plantio e colheita de grãos, localização e volume de estoque, produção sucroalcooleira e dados sobre safra de café e cana-de-açúcar.

  • Nome da fonte escolhida: "Cana-de-Açúcar Brasil: Série Histórica da Área Plantada – Safra 2005/06 a 2016/17";
  • Descrição do processo de navegação até a fonte:

Para acessar a fonte de dados primeiramente digite no navegador o seguinte link: www.conab.gov.br

Será aberta a página inicial do site da CONAB:

01

Para acessar a fonte de dados têm-se dois passos. O primeiro é clicar em Áreas mais acessadas (1), na sequência clicar em Séries Históricas (2).

02

Será aberta outra página na qual se encontra o filtro das pesquisas(3):

03

Deve-se clicar em Ordenar por (4) e clicar em Produto (5);

04

Em seguida aparecerá uma lista de produtos, ir para a página dois (6)

:05

Nesta etapa o primeiro item é a fonte de dados sobre a Série Histórica da área plantada da cana-de-açúcar, para acessar esses dados, acesse o item Cana-de-açúcar- Agrícola (xls) (7):

06

O arquivo irá carregar. Assim que completar o download, clicar em abrir (8):

07 

O segundo caminho é clicando diretamente em produtos e serviços (9):

09

Clica em safras (10) e na sequência em séries históricas (11):

10

Será aberta outra página na qual se encontra o filtro das pesquisas e segue-se os passos igualmente para acessar os dados (voltar à seta com o número 3).

Informação sobre os Dados

Os arquivos estão disponíveis para download em formato no formato .XLS, e podem ser abertos por softwares de planilhas eletrônicas, como Microsoft Excel e Libre Office.

A seguir, apresentam-se os atributos que compõem os conjuntos de dados.

Região/UF – Regiões brasileira acompanhado dos estados que pertencem. Nas células são descritos no formato de texto, os nomes das regiões e estados de forma abreviada.

Ano – São exibidos os anos que ocorreram as safras de cana-de-açúcar a partir de 2005/06, e os dados se encerram com uma previsão para a safra do ano de 2017/18.

A planilha é dividida em três abas, denominadas área, produtividade e produção.

Área – Nessa aba é descrito a série histórica da área (em mil hectares), a qual cada estado utilizou para a plantação da cana-de-açúcar, de acordo com o ano da safra.

11

Produtividade – Nessa aba é apresentado a série histórica de produtividade da cana-de- açúcar, em que os estados alcançaram (em kg/ha), conforme o ano da safra.

12

Produção – Nessa aba é relatado a série histórica de produção, onde é descrito nas células a quantidade (em mil toneladas) em que cada estado alcançou em determinada safra da cana-de- açúcar.

13

14

Visualização dos Dados presentes na Fonte descrita

GRÁFICO 1 – Produção de cana-de-açúcar no Brasil em mil toneladas

15

Fonte: CONAB

O gráfico apresenta um aumento da produção até a safra de 2014/15 em toneladas, com um decréscimo a partir deste período.

A safra de 2015/16 apresentou o maior nível de produção durante o período demonstrado pelo gráfico, de 665 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

GRÁFICO 2 – Produção de cana-de-açúcar das macrorregiões brasileiras - safra de 2016/17 em mil toneladas

16

Fonte: Conab

Ao analisar a produção de cana-de-açúcar do Brasil em macrorregiões Centro-Sul e Norte-Nordeste, é possível observar que a macrorregião Centro- Sul é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do país, de 93%.

GRÁFICO 3 – SÉRIE HISTÓRICA DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR DAS SAFRAS DE 2005/06 A 2016/17 EM MIL TONELADAS

17

Por meio do registro dos dados em série histórica da produção de cana-de-açúcar, no período de safra de 2005/06 a 2016/17, é possível perceber a diferença de produção ao longo dos anos entre as regiões brasileiras. A região sudeste do Brasil é a que se destaca em maior produção desde a safra de 2005/06.

A região Norte brasileira apresenta a menor produção de cana-de-açúcar comparada as outras regiões do país. As regiões Nordeste e Sul, durante o período de safras  de 2005/06 a 2016/17 sofrem quedas na produção de cana-de-açúcar.

GRÁFICO 4 – Série Histórica de Produtividade em kg/ha das macrorregiões e do Brasil

18

Estes gráficos demonstram possíveis análises que podem ser realizadas a partir do uso dos dados disponíveis na fonte representada.

Autores: Alana Beatriz Cardozo Dos Santos*, Alanis Mayumi dos Santos*, Ana Carolina Jesus Calixto*, Julia, Maria Defavari Sarto*, Natalia Cristina Rodrigues* e Thais Martins Balbi*.

* Alunas do curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho".