O Cadastro Ambiental Rural (CAR) que teria prazo para cadastro até 6 de maio de 2015, teve sua prorrogação anunciada nesta segunda-feira (04 de maio), o qual terá data final de regularização ate maio de 2016. De acordo com dados, até agora foi cadastrado apenas 52,8% das propriedades rurais estimadas que possuem perfil da regularização ambiental.

O CAR é de extrema importância, pois cadastra as propriedades rurais de acordo com suas condições, o que permite um processo de recuperação de áreas degradadas dentro dessas propriedades, conforme a chamada Lei Florestal, Lei 12.651, de 2012. O cadastro permite o conhecimento efetivo do que deve ser recuperado e do que é florestal, além de que sem o cadastro o produtor não tem direito de linhas de financiamento, créditos rurais, entre outras políticas públicas.

Desta forma, o CAR serve como um banco de dados sobre as propriedades rurais e suas condições, o que permite um melhor controle e maiores benefícios aos produtores. “Houve uma expressiva adesão ao CAR e muitos agricultores participaram em caráter voluntário ao programa de regularização”, destaca Izabella Teixeira, ministra do meio ambiente.

 

Veja a matéria na íntegra acessando ao link:http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/05/cadastro-ambiental-rural-e-prorrogado-ate-maio-de-2016

 

 

Beatriz Santos Bisi

Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi

 

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It