Uso de plataformas de financiamento coletivo para fomento a projetos da agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro

Giovanni Weber Scarascia

Resumo


Um dos focos do projeto “Apoio à Integração de Iniciativas Territoriais aos Projetos Comunitários Rurais nas Microbacias Hidrográficas do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas”, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) vinculado ao Banco Mundial e executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC, 201?) dentro do Programa Rio Rural era a busca por fontes alternativas de recursos para apoiar projetos da agricultura familiar daquela unidade da Federação. Dessas, uma das hipóteses levantadas foi a de buscar apoio por meio das plataformas digitais de financiamento coletivo, conhecidas popularmente como crowdfunding. Esse artigo aborda um estudo de caso recente, que buscou levantar recursos para a perfuração de um poço artesiano no Assentamento Ademar Moreira, localizado no município de São Pedro da Aldeia (RJ). No local, os assentados possuem permissão legal para a extração da pimenta-rosa (Schinus terebinthifolius), especiaria utilizada na culinária gourmet além de ser um produto de elevado valor agregado. É a extração desse tempero que gera a maior parte da renda dos assentados que não conseguem melhorar sua produção devido à falta de água, daí a necessidade de se perfurar um poço artesiano no local.

Palavras-chave


Agricultura familiar; Programa Rio Rural; Financiamento coletivo; Projetos comunitários rurais; Pimenta-rosa

Referências


BITTENCOURT, D. Agricultura familiar, desafios e oportunidades rumo à inovação. Embrapa, 2018. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31505030/artigo---agricultura-familiar-desafios-e-oportunidades-rumo-a-inovacao. Acesso em 01 de fevereiro de 2019.

CASTRO, C. N. de. Desafios da agricultura familiar: o caso da assistência técnica e extensão rural. Boletim regional, urbano e ambiental – IPEA, v. 12, n.1, 2015. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/6492/1/BRU_n12_Desafios.pdf. Acesso em 01 de fevereiro de 2019.

CATARSE. Retrato do financiamento coletivo 2013-2014. Pesquisa Catarse, 2015. Disponível em: http://pesquisa.catarse.me. Acesso em 29 de janeiro de 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Agropecuário 2006. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. 70% das campanhas de crowdfunding fracassam, diz estudo. Revista PEGN, 2016. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2016/01/70-das-campanhas-de-crowdfunding-fracassam-diz-estudo.html. Acesso em 01 de novembro de 2018.

SCARASCIA, G. W. Apoio à Integração de Iniciativas Territoriais aos Projetos Comunitários Rurais nas Microbacias Hidrográficas do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas (RIO RURAL-BIRD). Relatório de Atividades Programa Rio Rural, p.3, 2018.

SCARASCIA, G. W. Apoio à Integração de Iniciativas Territoriais aos Projetos Comunitários Rurais nas Microbacias Hidrográficas do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas (RIO RURAL-BIRD). Relatório de Atividades Programa Rio Rural, p.12-13, 2018.

SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SEAPPEC. Programa Rio Rural: Desenvolvimento rural sustentável em microbacias hidrográficas. [201?]. Disponível em: http://www.microbacias.rj.gov.br/pt/rio-rural. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.

SECRETARIA ESPECIAL DE AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Agricultura familiar do Brasil é 8ª produtora de alimentos do mundo. 2018. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultura-familiar-do-brasil-é-8ª-maiorprodutoradealimentosdomundo. Acesso em 31 de janeiro de 2019.

SECRETARIA ESPECIAL DE AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. O que é agricultura familiar? 2018. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/o-que-é-agricultura-familiar. Acesso em 31 de janeiro de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Apresentação | Template para submissão de trabalhos | Expediente | Foco e Escopo | Políticas de Seção | Política de Acesso Livre | Política de Privacidade | Processo de Avaliação pelos Pares | Periodicidade | Declaração de Direito Autoral | Diretrizes para Autores | Normas para Publicação | Submissões Online | Corpo Editorial | Contato | Patrocínio da revista | Mapa do Portal