O Programa de Aquisição de Alimentos e a alimentação saudável no município de Mauriti/CE (2010-2014)

Autores

  • Tiago Cartaxo de Lucena Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Nataniele dos Santos Alencar Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Jamily Freire Gonçalves Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • José Levi Furtado Sampaio Universidade Federal do Ceára (UFC)
  • João Cesar Abreu de Oliveira

Palavras-chave:

Programa de Aquisição de Alimentos, Alimentação, Agricultura Familiar.

Resumo

O Programa de Aquisição de Alimentos no município de Mauriti/CE tem influenciado positivamente a produção agrícola e a alimentação saudável nas escolas, pois além de incentivar, também promove a comercialização dos produtos agrícolas, gerando aumento de renda para os agricultores familiares. O objetivo do programa é possibilitar a alimentação saudável para os alunos do ensino básico com produtos agroecológicos provenientes da agricultura familiar, melhorando assim o padrão alimentar e contribuindo para o desenvolvimento do município. O presente estudo teve como objetivo analisar os dados do Programa de Aquisição de Alimentos disponíveis na secretaria de agricultura familiar de Mauriti/CE no período de 2010 a 2014. Nos resultados observou-se que houve um aumento gradativo no investimento de 2010 para os anos de 2012 e 2013, devido ao aumento no número de produtores que participaram do programa. Já no ano de 2011 houve um retrocesso, já que não houve nenhuma compra de alimentos feitos pelo programa Programa de Aquisição de Alimentos. Portanto, justificou-se a pesquisa dada a importância do fortalecimento agrícola para a economia da região, sendo constatadas as relevâncias destas atividades agrícolas e comerciais para o fortalecimento da economia e o crescimento dos investimentos para o município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Cartaxo de Lucena, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui Técnico em Agropecuária pelo IFCE (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-Campus Crato, 2009), Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA/CE (2011), Trabalhou como Recenseador no IBGE no Município de Mauriti-CE no CENSO 2010. Foi Bolsista nas seguintes instituições: Agente Rural na EMATERCE/ FUNCAP-2011/2012, Agente Rural na EMATERCE/ MDA/ FUNCAP-2012/2014 e PIBID/ URCA/ CAPES-2011. Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria da Educação do Estado do Ceará- SEDUC e Mestre em Geografia na Universidade Federal do Ceará-UFC com o Projeto AGROECOLOGIA NO MUNICÍPIO DE MAURITI- CEARÁ: EXPERIÊNCIAS DOS AGRICULTORES FAMILIARES NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ORGÂNICOS DE PRODUÇÃO. Apresenta experiências nas áreas de Geografia Humana, com ênfase, em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Agrária, Agroecologia, Educação Agroecológica, Agricultura Orgânica, Extensão Rural, Agricultura Familiar e Camponesa.

Nataniele dos Santos Alencar, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Economista pela Universidade Regional do Cariri (2017). 

Jamily Freire Gonçalves, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduanda em Ciências Econômicas pela URCA

José Levi Furtado Sampaio, Universidade Federal do Ceára (UFC)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1979), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1999); Pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia (2011/2012), junto ao Programa de Pós-Graduação - Projeto GeografAR. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, Ciências Humana com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço agrário, assentamentos, relações sociedade natureza, quilombolas, indígenas, pescadores, educação do campo e educação ambiental.

João Cesar Abreu de Oliveira

Doutor em Educação. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987). Especialização em Geografia pela UFC/CE (1995) e Especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras/MG (2002). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (1998). Doutorado em Educação pela UFC (2008). Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Professor Associado N da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Crato (IFCE - Crato). Apresenta experiências nas áreas de Geografia Humana e Educação Brasileira, com ênfase em Geografia Urbana e Agrária e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, meio ambiente, políticas públicas, educação, sustentabilidade, espaço agrário, espaço urbano.

Referências

ANA, Articulação Nacional de Agroecologia. Soberania e Segurança Alimentar na Construção da Agroecologia. Sistematização de Experiências. Grupo de Trabalho em Soberania e Segurança Alimentar da Articulação Nacional de Agroecologia, GT SSA/ANA. 1 ed. Rio de Janeiro, 2010.

BUAINAIN, A. M.; SOUSA FILHO, H. M.. Agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimeto sustentável: questão para debate. Desenvolvimento rural sustentável. v. 5.; p. 136. Brasília: IICA, 2006. Disponível em: < http://repiica.iica.int/docs/B0417p/B0417p.pdf > Acesso em: 13 jul. 2015.

CEDI, Coordenação de Estudos Legislativos. Lei nº 11.326, de 24 de Julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Brasília, 2006. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/sileg/integras/837541.pdf> Acesso em: 10 jul. 2015.

GRISA, C. et al. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em perspectiva: apontamentos e questões para o debate. 2011. Disponível em:

<http://oppa.net.br/acervo/publicacoes/Pesquisa_AABRPPA_Texto_PAA_versao_livro.pdf> Acesso em: 15 jul. 2015.

PAA, Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa! ASCOM. MDS, 2012. Disponível em:

<http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/CARTILHA_PAA_FI NAL.pdf> Acesso em: 20 jul. 2015

PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar. RESOLUÇÃO/CD/FNDE N º 38, DE 16 DE JULHO DE 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica. Brasília, 2009.

SOUZA, L. B. B. Organizações da Agricultura Familiar no Estado de São Paulo e sua Experiência de Fornecimento para o PNAE. In: Projeto Nutre SP: Análise da inclusão da agricultura familiar na alimentação escolar no Estado de São Paulo. Instituto Via Pública, São Paulo, 2011

Publicado

2018-05-31

Como Citar

LUCENA, Tiago Cartaxo de; ALENCAR, Nataniele dos Santos; GONÇALVES, Jamily Freire; SAMPAIO, José Levi Furtado; OLIVEIRA, João Cesar Abreu de. O Programa de Aquisição de Alimentos e a alimentação saudável no município de Mauriti/CE (2010-2014). Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 15–27, 2018. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/63. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo