Agricultores Familiares possuem conhecimentos intrínsecos muitas vezes passados de geração para geração, seja para uso nas produções ou gestão da propriedade.  Porém as passagens de tempo entre essas gerações são acompanhadas com novidades, mudanças governamentais, legislativas, entre outras, que mudam o resultado de métodos e metodologias entre épocas por causa da mudança de cenário.

Como exemplo, a inclusão e aumento de pontos de pedágio, as mudanças climáticas, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os maquinários entre outras mudanças e novidades tecnológicas, que afetam positiva ou negativamente a precificação dos produtos.

A análise de viabilidade econômica permite ao agricultor familiar, calcular o custo de determinada produção que seja de seu interesse, analisando se será ou não viável para produção em sua propriedade. Exemplo: se o custo ficar inferior ao preço praticado pelo mercado, haverá uma margem para que ele obtenha seu lucro viabilizando a produção e caso o custo fique superior ao preço praticado no mercado, inviabiliza a produção, permitindo buscar outras alternativas que venham ser vantajosas para o agricultor.

O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação podem auxiliar os agricultores familiares, facilitando esta análise de viabilidade econômica como o uso de planilhas e/ou aplicativos.

 

 

Pin It