O diretor do Polo Tecnológico dos Agronegócios da Alta Sorocabana, Ms. Ricardo Firetti esteve presente no III e-CoDAF proferindo a palestra “Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo: informações digitais para a agricultura”. A palestra aconteceu na Faculdade de Tecnologia (Fatec) da cidade de Presidente Prudente, São Paulo, e foi transmitida por meio de videoconferência para as faculdades FACCAT, na cidade de Tupã, e para o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), polos onde aconteceram o III e-CoDAF.

A palestra ocorreu no dia 18 de novembro, e abordou assuntos relacionados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA); ao Polo Regional Alta Sorocabana; o Portal de Serviços da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (Portal SAASP); Portais das Coordenadorias e Institutos de Pesquisa e o Portal APTA Regional.

Firetti destacou a importância do Polo Regional APTA Alta Sorocabana como forma de influenciar positivamente a competitividade do agronegócio local, a geração de renda e a preservação ambiental e, apresentou o portal da APTA Regional, enfatizando as informações disponibilizadas, tais como notícias, cursos, informações tecnológicas e artigos produzidos pelos pesquisadores da APTA Regional.

Em relação ao Portal SAASP, o palestrante ressaltou o acesso às informações climáticas e recursos hídricos disponibilizados pelo portal como importantes fontes de dados e informações para produtores e pesquisadores com interesse na região do polo. O Portal apresenta um conjunto de informações tanto financeiras, quanto relacionadas à produtividade, gestão ambiental e, sanidade animal e vegetal. Um dos links de acesso dentro do site é para o subsistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR), órgão criado para fomentar o cuidado ao meio ambiente por meio do registro das propriedades e controles para o cumprimento da lei ambiental do país.

Os meios de acesso a dados e informações abordados por Firetti são de extrema importância aos pequenos produtores, estudantes, pesquisadores e a agroindústria, servindo como fonte de pesquisa a toda sociedade.

Demais autores: Elaine Parra Affonso

Revisado por Diana Vilas Boas Souto Aleixo