O centro de investigação de Palma de Óleo da Colômbia, CENIPALMA, fez presença no terceiro e-Codaf por meio do pesquisador Victor Orlando Rincón Romero, que apresentou a palestra “Do registro à rastreabilidade” por videoconferência da cidade de Barrancabermeja, localizada ao nordeste da Colômbia. Esta videoconferência foi transmitida nos três polos onde aconteceu o evento: Tupã, Presidente Prudente e Adamantina.

A palestra ocorreu no dia 18 de Novembro, e descreveu os processos de registro que existem nos cultivos de palma de óleo e o apoio tecnológico que tem recebido os palmicultores por parte de Cenipalma na sua área de Sistemas de Informação Geográficos. Esses processo de registro vão desde o manejo de dados de pragas, doenças, produção, incluindo informações sobre as atividades para o controle das tarefas diárias dos trabalhadores nos cultivos, tais como a produtividade por unidades de tempo. 

O processo de rastreabilidade é feito por meio da ferramenta tecnológica Cybertracker, um software livre que pode ser utilizado em smartphones de baixo custo, posteriormente os dados coletados são transferidos para um computador pessoal. Segundo Romero, a ferramenta apresenta o benefício de utilizar uma tecnologia simples e acessível para os palmicultores. 

O pesquisador fez uma completa descrição dos processos de coleta de dados manuais nos cultivos, incluindo a mudança tecnológica que tem trazido o uso da ferramenta, possibilitando a coleta de dados por meio de formulários simples. Por meio da ferramenta os palmicultores obtém benefícios na gestão de seus cultivos com informações relevantes sobre sanidade vegetal, produção, fertilização, entre outras. 

A Colômbia tem quase 470.000 hectares de cultivo de palma de óleo, onde aproximadamente 80%  do cultivo é realizado por pequenos produtores. A Colômbia ocupa o quarto lugar no mundo em relação a produção de óleo de palma, o principal produto derivado da palma de óleo.

Revisado por Elaine Parra Affonso

 

Pin It