Main menu

O Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar – e-CoDAF é um evento promovido pelo projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar – CoDAF, vinculado a Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Tupã, estado de São Paulo, sob a coordenação do Prof. Dr. Ricardo César Gonçalves Sant’Ana, docente do curso de Administração da Unesp - Campus de Tupã.

ecodaf 01

Em seu 3° ano de execução, ocorridos nos dias 18 e 19 de novembro de 2016, todas as atividades ocorreram em três locais distintos, Faculdades FACCAT, na cidade de Tupã, na Faculdade de Tecnologia - FATEC em Presidente Prudente e nas Faculdades Adamantinenses Integradas - UniFAI em Adamantina.

O tema do Encontro foi Tecnologia de Informação e Comunicação no setor rural: Estudos, Propostas, Análises e Publicações. O processo e todo o contexto de Tecnologia de Informação e Comunicação no setor rural permeados pelo e-CoDAF tiveram como objetivo promover discussões e reflexões sobre propostas para aplicação e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação pelo setor rural, buscando atingir produtores, comunidade científica e demais atores interessados no tema da Agricultura Familiar. 

ecodaf 02

O Encontro teve 4 palestrantes que apresentaram as seguintes palestras:

  • A realidade da agropecuária: de onde surgem os dados? Como acessá-los? da Dra. Paula Marques Meyer do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

  • Do registro à rastreabilidade, manejo da informação no cultivo de Palma de Óleo - Ms. Victor Orlando Rincón Romero pesquisador do Centro de Investigação da Aceite de Palma, CENIPALMA, Colômbia.

  • Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo: informações digitais para a agricultura familiar do Ms. Ricardo Firetti, Diretor do Polo Tecnológico dos Agronegócios da Alta Sorocabana, em Presidente Prudente.

  • Tecnologias da informação à serviço do homem do campo do Ms. Augusto Zonta pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Além das discussões em torno das palestras, o Encontro teve apresentação de trabalhos e as seguintes oficinas: 

Tupã (FACCAT)

  • Visualização de dados por meio da elaboração de gráficos

  • Acesso a dados disponíveis no IBGE

  • Informações para Agricultura Familiar: explorando o conteúdo do Portal CoDAF 

Presidente Prudente (FATEC)

  • Sistemas de Custos de Produção no Agronegócio

  • O uso de aplicativos na organização de plantio de hortifruti, identificação de pragas e pulverização 

Adamantina (FAI)

  • Como fazer controle de leite e identificar mastite

  • O uso de aplicativos na organização de plantio de hortifruti, identificação de pragas e pulverização 

O evento contou com a participação dos diretores das Faculdades onde ocorreram as atividades, de alunos de graduação, pós-graduação, docentes, pesquisadores e comunidade em geral.

Todas as discussões realizadas fortaleceram e destacaram o tema da Agricultura familiar, além de fortalecer a troca de informações e a identificação de oportunidades para desenvolvimento de futuras pesquisas.

Revisado por Elaine Parra Affonso 

 

Adicionar comentário

Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do CoDAF e não são por ele endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.


Código de segurança
Atualizar