As contribuições dos aplicativos móveis na agricultura foi a temática explorada no trabalho "Acesso e uso da informação no campo: categorização de aplicativos móveis", apresentado no dia 06 de outubro no III Encontro Internacional de Dados, Tecnologia e Informação que ocorreu na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília.

O trabalho elaborado por um grupo de colaboradores do Projeto CoDAF, formado pelas alunas do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Unesp (Campus Marília) Elaine Parra Affonso (doutoranda) e Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro (mestranda), pela estudante de graduação do Curso de Administração da Unesp (Campus Tupã) Viviane Perroni, e teve como orientador o professor Ricardo César Gonçalves Sant'Ana.

A pesquisa destacou que os aplicativos móveis podem contribuir em diversos aspectos na agricultura, principalmente na democratização da informação e possibilidade de acesso a dados, implicando na dinamização e melhorias no processo agrícola.
Foram identificados e categorizados aplicativos móveis voltados à agricultura, tendo em vista o acesso e o uso da informação pelo produtor rural.

Os resultados identificados pelos pesquisadores, indicam a predominância dos aplicativos com natureza informativa e uma carência de aplicativos que disponibilizam fontes de dados e plataformas de negociação, demonstrando a necessidade do desenvolvimento de novas aplicações e ampliando a relevância de estudos para essas tecnologias no meio rural.

Acesse o trabalho em http://gpnti.marilia.unesp.br:8085/index.php/3DTI/3dti

Revisado por Elaine Parra Affonso