Na área de manejos de recursos hídricos, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) desenvolveu em 2012, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) o Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI).

Agora o trabalho, então voltado para o Semiárido, terá versão nacional. O sistema permite a avaliação do ambiente para irrigação, podendo cruzar informações do solo, da água, da planta e do sistema de irrigação escolhido.

A ferramenta é de suma importância para uma correta classificação das terras, evitando o desperdício financeiro e ambiental nos projetos de irrigação inviáveis ou insustentáveis.

O pesquisador da Embrapa Solos, Fernando Cezar Amaral, relata que quando lançaram a SiBCTI para o espaço Semiárido do Brasil, a ênfase era nas frutíferas, sendo essas as principais culturas da região

Agora, a atual versão nacional será voltada para outros três cultivos importantes que são explorados em outros biomas: o arroz, o café e a soja.

O cultivo do café em regiões do triângulo mineiro e oeste da Bahia, possui irrigação com tecnologia eficaz, tendo um custo de produção mais baixo, em função da colheita mecanizada, com uma produção maior e com maior qualidade, o que gera bons preços.

A versão do SiBCTI, pode ser acessada gratuitamente na web em http://aplic1.uep.cnps.embrapa.br/sibcti/

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: EMBRAPA

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It