Localizada no Triângulo Mineiro, a cidade de Perdizes-MG tem centenas de pequenos pecuaristas na agricultura familiar. O sonho de muitos deles é investir em um touro de raça pura, um Puro de Origem (P.O.), registrado, mas existem algumas dificuldades para o alcance desse objetivo, como a forma de pagamento e a garantia de que o touro de fato é um melhorador da produção.

Foram realizadas várias reuniões com as comunidades rurais da localidade para explicar como funciona o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A partir daí os produtores começaram a organizar a documentação e hoje o resultado é que praticamente quase todos estão cadastrados no programa, ficando aptos a adquirir financiamento para compra dos touros.

Periodicamente e variando de lugar, o programa Pró-Genética realiza feiras de tourinhos puros de origem, onde os criadores cadastrados no programa comercializam seus touros com os pequenos produtores. O negócio sai sem intermediário.

O touro puro-sangue é o primeiro passo de um pequeno criador no sentido de melhorar sua condição. Sendo assim, o objetivo principal do programa pró-genética é aumentar a produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais por meio do uso de touros melhoradores.

O Fomento Mulher, mostra-se uma iniciativa bastante importante para a valorização da produção das mulheres assentadas, vamos torcer para que traga bons resultados a todos os participantes.


Veja a matéria na íntegra acessando ao link: G1

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It