A Agricultura Digital é um tema que tem ganho espaço tanto no meio científico quanto profissional. Embora seja associada muitas vezes a Agricultura de Precisão, sua aplicação é bem mais ampla, envolvendo questões relativas à coleta e ao processamento de dados no sentido de auxiliar na formulação de novos conhecimentos e tecnologias relacionados à tomada de decisão na agricultura. Ao adotar os novos conceitos propiciados com a Agricultura Digital têm-se como resultado impactos nos meios de produção, como a criação de novos mecanismos e tecnologias para melhoramento do produto final.

Outro fator que impacta este novo momento da agricultura refere-se a adoção do Big Data. Apesar dos dados estarem presentes muito mais do que imagina-se a falta de processamento adequado, a ausência de conectividade, o desconhecimento e receio dos agricultores diante dessas inovações ainda são desafios a serem superados.

Espera-se que tais transformações estimuladas com a Agricultura Digital sejam vistas com bons olhos, de maneira a promover o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de novas tecnologias no campo.


A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It