A nova geração de integrantes da família de agricultores familiares, com o objetivo de obter e proporcionar uma melhor condição de vida para os pais, buscam oportunidades de trabalho nas cidades, deixando seus lares na área rural e partindo para uma nova empreitada.

Não foi diferente para Wellington Leinecker que reside no município de Lapa (PR). Ele prosseguiu na carreira militar após o alistamento obrigatório, mas a saudade do sossego de casa e as novas oportunidade no campo fez com que ele voltasse. Ao voltar Wellington realizou diversos cursos de cultivo para aplicar na propriedade da família.

Enquanto realizava os cursos, estava havendo um grande aumento na produção de leite em seu estado, sendo o terceiro maior estado de produção leiteira segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2014).

Wellington aproveitou este cenário e com o auxílio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, montou um projeto de sistema de ordenha mecanizada e refrigerado para ser viabilizado pela linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) onde teve uma resposta positiva em poucos dias.

Com a estrutura de financiamento do Pronaf composta por até três anos de carência e até 10 anos para o pagamento e juros baixos de 2,5% ao ano, disponíveis para os Jovens agricultores que podem realizar o financiamento de atividade geradora de renda provinda de sua propriedade.

Esta linha crédito se torna um forte atrativo para os jovens agricultores permanecerem na área agropecuária, com possibilidade de investimentos em novas oportunidades que vem surgindo no meio rural.

Para saber sobre os requisitos de acesso à linha de crédito acessar: http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/PRONAF.asp#17

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: MDA