Pesquisadores da USP, professora Agnieszka Joanna Pawlicka Maule e seu orientando Rodrigo César Sabadini, desenvolveram um hidrogel atóxico feito a partir de polímeros naturais biodegradáveis capazes de absorver água.

O hidrogel funciona como uma esponja que absorve a água e vai umidificando o solo aos poucos.

O experimento feito pelos pesquisadores mostra que o produto tem apresentado grande eficiência. As sementes com hidrogel germinaram e tiveram bom crescimento; e as sementes com hidrogel e fertilizantes além de germinarem, tiveram um crescimento melhor ainda.

A única desvantagem do hidrogel desenvolvido pelos pesquisadores é o elevado preço, devido aos altos custos das matérias primas. Esse produto além de natural e biodegradável também serve de fonte de alimento para bactérias presentes no solo.

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: USP notícias

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It