Revisado por Elaine Parra Affonso
Publicado por João Pedro Labadessa

 

A utilização de telas de sombreamento na produção de hortaliças é tema de pesquisa realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

A pesquisa está sendo realizada na cidade de Presidente Prudente – SP, e iniciou-se por meio de pedidos dos produtores rurais da região, considerada de clima quente no Estado de São Paulo. Os pesquisadores estão analisando a produção de três tipos de hortaliças: cebolinha, alface e agrião. Os estudos estão sendo realizados com diversos tipos telas, com cores e porcentagens de sombreamentos diferentes.

De acordo com os pesquisadores, o agrião, por exemplo, apresentou um aumento da massa fresca (do tamanho das folhas) de cerca de 60% com a utilização das telas de sombreamento, comparado ao cultivo em pleno sol. Já a alface obteve uma melhora na qualidade, apresentando folhas maiores e mais macias.

Esta melhora na qualidade da alface, de acordo com a pesquisadora Andréia Cristina Silva Hirata da APTA, “é atribuído ao aumento da área foliar para otimizar a captação de luz, já as plantas cultivadas sob intensa radiação solar (em pleno sol) apresentaram folhas mais espessas e menores, sendo este um mecanismo de proteção e redução da transpiração da planta.”

Ainda segundo a pesquisadora, para a continuação da produção de hortaliças no verão não bastam apenas a utilização das telas de sombreamento, são necessárias práticas de conservação do solo, como a construção de canteiros em nível, rotação de culturas e a inserção de adubação verde no sistema de produção, pois são muito importantes para reduzir as perdas de solo, quebrar o ciclo de pragas e doenças e aumentar o teor de matéria orgânica do solo.

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: APTA

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It