Publicado por João Pedro Labadessa

 

O uso de veículos aéreos não tripulados, conhecidos também com vants ou drones, estão sendo utilizados em diversos meios para captura de imagens aéreas com um custo de operação baixo.

Na agricultura, o estudo realizado pela Embrapa, busca utilizar vants para captura de imagens de propriedades rurais com o intuito de processar esses dados e gerar informações para agricultores.

A Embrapa Instrumentação, da cidade de São Carlos – SP iniciou os estudos em 1997, como conta o pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, em um vídeo publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, em sua página no Facebook.

O principal intuito da Embrapa não é desenvolver drones, mas softwares que sejam capazes de proporcionar ao agricultor o acesso a informação de modo livre e gratuito (open source).

As principais vantagens na utilização dos vants e softwares gratuitos é o baixo custo de operação e a flexibilidades que esses veículos aéreos proporcionam.

De acordo com a Embrapa, algumas funcionalidades deste mecanismo já estão sendo utilizadas para avaliar a qualidade do plantio, acompanhar o desenvolvimento da cultura, mapear deficiência de nitrogênio na cultura, estimar safra, detectar e mapear algumas doenças e pragas, além de estimar estresse hídrico.

Um exemplo que já vem sendo utilizado pelos pesquisadores em São Carlos é a distribuição de agrotóxicos em uma determinada plantação por meio de vant, cuja a estrutura requer apenas sensores ao redor da plantação para o processamento de informações referente a dimensão do terreno, uma central de comando e um drone com um sistema de pulverização. Este processo é pré-programado para distribuir o agrotóxico com uma precisão maior.

 

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: Embrapa 

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It