A produção de hortaliças, frutas e leguminosas cultivadas em 30 hectares da Atlas Farm, em Deerfield tem destino certo para venda na capital Massachusetts, Boston. Com mão de obra quase que exclusiva de migrantes do México e da Jamaica, a produção orgânica tem destino direto ao consumidor.

O comércio acontece em feiras de agricultores e em loja própria (Farmers Market) distribuídas em várias cidades do Estado Americano, onde os agricultores negociam a produção sem intermediários.

Os produtos que não vão para a loja, são destinados à Copley Square Farmers Market, uma das principais feiras de agricultores familiares em Boston, a feira permanece aberta de maio a novembro durante quatro dias por semana.

Com a busca de alimentos menos industrializados, as feiras e farmers market cresce no país. “Esses mercados se fortalecem com o apelo cada vez maior por uma alimentação saudável e pela redução da obesidade, com produtos frescos e menos processados”, diz o pesquisador Marcio Gazolla, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Gazolla destaca ao comparar a realidade dos Estados Unidos com a do Brasil: “estas feiras de produtores rurais e as agroindústrias familiares, que também vendem suas produções sem intermediário, muitas vezes tem comércios próprios”. O que impulsiona a produtividade do agricultor e suas relações com o consumidor.

“Os mercados de venda direta criam uma relação social de confiança, e de segurança entre produtor e consumidor”, afirma Glauco Schultz, professor do programa de pós-graduação de Desenvolvimento Rural e de Agronegócio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Estes comércios vêm ganhando cada vez mais espaço no varejo americano, nas últimas décadas, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o número de feiras aumentou em quase 200% entre o ano de 2000 a 2015.

Tais resultados motiva o empenho dos agricultores familiares que atualmente destaca-se na produção, qualidade e vendas de alimentos.

 

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: ZH CAMPO E LAVOURA

Venda direta entre agricultores familiares e consumidores cresce nos Estados Unidos

A produção de hortaliças, frutas e leguminosas cultivadas em 30 hectares da Atlas Farm, em Deerfield tem destino certo para venda na capital Massachusetts, Boston. Com mão de obra quase que exclusiva de migrantes do México e da Jamaica, a produção orgânica tem destino direto ao consumidor. O comércio acontece em feiras de agricultores e em loja própria (Farmers Market) distribuídas em várias cidades do Estado Americano, onde os agricultores negociam a produção sem intermediários. Os produtos que não vão para a loja, são destinados à Copley Square Farmers Market, uma das principais feiras de agricultores familiares em Boston, a feira permanece aberta de maio a novembro durante quatro dias por semana. Com a busca de alimentos menos industrializados, as feiras e farmers market cresce no país. “Esses mercados se fortalecem com o apelo cada vez maior por uma alimentação saudável e pela redução da obesidade, com produtos frescos e menos processados”, diz o pesquisador Marcio Gazolla, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Gazolla destaca ao comparar a realidade dos Estados Unidos com a do Brasil: “estas feiras de produtores rurais e as agroindústrias familiares, que também vendem suas produções sem intermediário, muitas vezes tem comércios próprios”. O que impulsiona a produtividade do agricultor e suas relações com o consumidor. “Os mercados de venda direta criam uma relação social de confiança, e de segurança entre produtor e consumidor”, afirma Glauco Schultz, professor do programa de pós-graduação de Desenvolvimento Rural e de Agronegócio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estes comércios vêm ganhando cada vez mais espaço no varejo americano, nas últimas décadas, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o número de feiras aumentou em quase 200% entre o ano de 2000 a 2015. Tais resultados motiva o empenho dos agricultores familiares que atualmente destaca-se na produção, qualidade e vendas de alimentos.Sem miniatura disponívelSem miniatura disponível

 

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