Atualmente, o Brasil é considerado o maior exportador de café do mundo, atividade que contribui de maneira considerável no comércio do país.

Com a missão de representar e promover o desenvolvimento do setor exportador de café, tanto em âmbito nacional quanto internacional, o CECAFE, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, originou-se da fusão de duas entidades representativas do setor: Associação Brasileira dos Exportadores de Café (ABACAFÉ) e da Federação Brasileira dos Exportadores de Café (FEBEC).

Segundo o CECAFE, o café, em sua maioria, é exportado pelo Brasil na forma de commodity, sem que haja beneficiamento do produto. Ciente disto e da importância de uma aproximação do pequeno produtor com informações úteis do setor, o projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) disponibiliza em seu portal uma apresentação e descrição da fonte de dados acerca da exportação do café brasileiro.

Para maiores informações sobre a fonte de dados, acesse:http://codaf.tupa.unesp.br/agricultura-familiar/fontes-de-dados/1036-conjunto-de-dados-sobre-exportacao-do-cafe-brasileiro

Mais informações sobre o CECAFE disponíveis em: http://www.cecafe.com.br/

O projeto CoDAF também disponibiliza outras fontes de dados, para conferir acesse: http://codaf.tupa.unesp.br/

Revisado por: Elaine Parra Affonso 

Pin It