Main menu

O Brasil é líder na produção  de Cana-de-Açucar e exportação de seus derivados como açucar e etanol, gerando milhares de empregos em toda cadeia produtiva e arrecadação para o agronegócio brasileiro.

O projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), apresenta em seu portal uma descrição de fonte de dados sobre a série histórica da produção de Cana-deAçucar disponibilizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA,

Um dos objetivos da CONAB é realizar o levantamento de dados sobre séries históricas de preços, que com base nesta fonte de dados disponibilizada, as autoras Alana Beatriz Cardozo Dos Santos, Alanis Mayumi dos Santos, Ana Carolina Jesus Calixto, Julia, Maria Defavari Sarto, Natalia Cristina Rodrigues e Thais Martins Balbi apresentam uma descrição desta fonte e formas de visualização dos dados através de gráficos. 

Como exemplo a apresentação da série histórica de produtividade em kg/ha das macrorregiões e do Brasil através de um gráfico de linha. Para maiores informações acesse: Análise da Série Histórica da Cana-de-Açucar 

O CoDAF também apresenta a descrição de outras fontes de dados por meio do portal, disponíveis em: http://codaf.tupa.unesp.br/agricultura-familiar/fontes-de-dados

 

Fontes:

Importância da Cana-de-Açucar. Disponivel em:<http://www.mecatronica.eesc.usp.br/wiki/index.php/Import%C3%A2ncia_da_cana-de-a%C3%A7%C3%BAcar>, Acesso em 3 de agosto de 2017.

Industria da cana registra saldo positivo na geração de empregos no país. Disponível em:<http://www.unica.com.br/noticia/7657299920336510230/industria-da-cana-registra-saldo-positivo-na-geracao-de-empregos-no-pais/>.Acesso em 3 de agosto de 2017.

Análise da série histórica da produção de Cana-de-Açúcar publicada pela CONAB. Disponível em:<http://codaf.tupa.unesp.br/agricultura-familiar/fontes-de-dados/1027-analise-da-serie-historica-da-producao-de-cana-de-acucar-publicada-pelo-conab-em-2017>.Acesso em 3 de agosto de 2017.

Adicionar comentário

Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do CoDAF e não são por ele endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.


Código de segurança
Atualizar