O 3º Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia (CEDIT) ocorreu no dia 08 de julho de 2017, no auditório da Faculdade de Ciências e Engenharia (UNESP/Tupã), e contou com apresentações que abordaram temas relacionados com a utilização de tecnologias informacionais para acesso a dados em diversos contextos.

A apresentação da Profa. Ms. Elizabete Monteiro (UNESP/Marília), intitulada "Propriedade intelectual no contexto acadêmico e profissional", ressaltou a importância das patentes e dos registros de obras como forma de preservar e referenciar os direitos dos autores pelas suas criações intelectuais.

Na sequência, o estudante de Administração, Leonardo Franchi (UNESP/Tupã) demonstrou aspectos relacionados com a utilização de recursos Web para construção de visualizações de dados, na palestra intitulada "Tecnologias para visualização de dados".

A Prof. Renata Pinheiro (ETEC/Marília) apresentou uma proposta de oficina para trabalhar práticas de gestão em propriedades rurais de pequeno porte com o uso de recursos informacionais, intitulada "Modelagem de negócios com Design Thinking e Canvas".

A quarta apresentação do encontro, realizada pelo mestrando Victor Borba (UNESP/Marília), trouxe opções de "Dispositivos móveis na agricultura", evidenciando opções de aplicativos para ser utilizado nas práticas agrícolas.

A edição do evento foi concluída com a palestra da Profa. Ms. Maria Laura Foradori (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina),intitulada "Recuperación de datos sobre educación ambiental en los portales oficiales de gobierno de los países de América del Sur", comparando o cenário da disponibilização de dados sobre educação ambiental em portais governamentais de países como Argentina e Brasil.

A próxima edição do evento esta prevista para o mês de Setembro e é aberta para toda comunidade acadêmica, sem custos de participação, objetivando o compartilhamento de conhecimento entre professores, alunos de graduação e de pós-graduação.

O arquivo com os slides das apresentações do 3º CEDIT encontram-se disponíveis, clicando aqui.

WhatsApp Image 2017 07 26 at 20.25.26