Main menu

Dia 3 de junho, o projeto CoDAF organizou o 2º Ciclo de Estudos Dados Tecnologias e Informação na Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE), no auditório Shunji Nishimura da UNESP de Tupã.

O CEDIT teve como objetivo em sua segunda edição, a abordagem de metodologias para pesquisas relacionadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na perspectiva da Ciência da Informação.

As apresentações foram realizadas com três palestras de 15 minutos, e uma, com a duração de 50 minutos, com membros do projeto CoDAF.
A primeira palestra, apresentada pelo Prof. Dr. Fernando de Assis Rodrigues, teve como tema a “Raspagem de dados em site governamentais”. Foi abordado o processo de coleta automatizada de conjunto de dados contidos em Websites, como exemplo portais governamentais. A ferramenta para extração de dados abordada foi a Web Scraper, sendo uma extensão do navegador Chrome para extração de dados de páginas da web, onde os dados raspados podem ser exportados com o formato CSV - Comma Separated Values, sendo que vários aplicativos conseguem abri-lo, como LibreOffice, OpenOffice, Microsoft Excel entre outros. A palestra esta disponivel no canal do CoDAF no youtube, clique aqui para assistir o vídeo. Clique aqui para baixar a apresentação.

A mestranda Jacquelin Teresa Camperos Reyes, proferiu a palestra que teve como tema "Dados científicos: estudo de caso do diretório de repositórios de dados www.re3data.org". Sendo o re3data.org – Registry of Research Data Repositories, um Diretório de Repositórios de Dados Científicos fornecido por DataCite, ou seja, de dados científicos, disponível na web, e que permite o acesso permanente a conjuntos de dados em um ambiente confiável para pesquisadores, órgãos de financiamento, editores e instituições acadêmicas. Clique aqui para baixar a apresentação.

O mestrando Pedro Henrique Santos Bisi, proferiu a palestra intitulada "Uso de dados para gestão de pequenas propriedades rurais", apresentou o cenário da importância dos pequenos produtores, e como o uso de dados para gestão de suas propriedades, pode ser um diferencial competitivo. Para finalizar ele demonstrou o uso de uma planilha desenvolvida e disponibilizada pelo projeto CoDAF para gestão de estoque de insumos.

Para finalizar, o Prof. M.S. e Doutorando Fábio Mosso Moreira, ministrou a palestra "Análise de conteúdo aplicada em pesquisas na Ciência da Informação", onde se descreveu o método “Análise de Conteúdo” e contextualizou sua aplicação na área da Ciência da Informação. Para tal, explanou-se na Metodologia Científica as abordagens existentes, como quantitativa e qualitativa; em como se refere quanto aos seus objetivos, como exploratória, descritiva ou explicativa. Abordou-se as fases de construção, como coleta e análise; as técnicas e instrumentos utilizados na fase de coleta e análise. Foi explicado no método Análise de Conteúdo, suas funções e em como aumentar a propensão à descoberta, com os tipos léxica ou categorial; as suas fases, como exploração do material, que utiliza categorias; o tratamento dos resultados, com análises críticas para se aplicar no contexto da Ciência da Informação. Clique aqui para baixar a apresentação.

Adicionar comentário

Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do CoDAF e não são por ele endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.


Código de segurança
Atualizar