Dia 06 de maio, o projeto CoDAF organizou o 1º Ciclo de Estudos Dados Tecnologias e Informação na Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) na UNESP de Tupã.

O CEDIT teve como objetivo em sua primeira edição, o levantamento de reflexões sobre o uso de metodologias para pesquisas relacionadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação no setor rural, desde a perspectiva da Ciência da Informação.

Essas reflexões partiram da apresentação de palestras de membros do projeto CoDAF, onde a primeira, apresentada pela Prof. Ma. Elaine Parra Affonso, foi, Metodologia qualitativa nas pesquisas sobre TIC para o setor rural. A metodologia qualitativa procura compreender os fenômenos dos sujeitos com base na coleta de dados, onde os sujeitos fazem parte integrante do processo investigativo.

Em um segundo momento, a Prof. Ma. Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro ministrou a palestra intitulada Usuários e Usos de um arquivo digital: estudo de caso do DANS.  O DANS é um instituto para repositórios digitais de dados de pesquisa, que permite disponibilizar e reutilizar dados coletados em investigações. O instituto está acessível no link https://dans.knaw.nl/en.

Para finalizar, a Prof. Ma. Diana Vilas Boas Souto Aleixo buscou explicitar a importância da construção conceitual da Ciência da Informação e seu aporte nas pesquisas sobre TIC para o setor rural, apresentando a palestra intitulada Epistemologia da Ciência da Informação para pesquisas sobre TIC para o setor rural. Nela abordou o curso histórico da Ciência da Informação, a diferenciação no tempo dos conceitos que ela aborda, buscando a consequente ampliação do debate com as teorias e subáreas dessa área do conhecimento, no norteio de pesquisas dentro do setor rural.

Links para acesso as apresentações digitais: clique aqui.

Revisão: Jacquelin Teresa Camperos Reyes